Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2011

VER, OUVIR E CALAR...

Imagem
Aproxime-se das pessoas sempre com boas intenções. Nunca devemos ser a parte negativa na vida de alguém porque nossa presença se torna indesejável. Para viver com harmonia, é necessário ser grato e valorizar até os menores gestos feitos para nós. É prazeroso ouvir elogios, porém, é gratificante o retorno dado pelas nossas ações por aqueles que se sentem privilegiados pela  nossa amizade ou amor e quando redobrado em atenção, eleva a auto estima do outro porque faz bem aos sentimentos, enfim, para a saúde psicossomática. O carinho é o melhor conforto que existe nesse mundo. Todos ficam apaixonados pelas pessoas que sabem demonstrar afeto porque se torna alguém confiável a quem todos querem abrir seu coração, não para ouvir conselhos, mas para extravasar o que está preso em sua garganta e que muitas vezes queima sua alma, afoga seu coração na dor. Hoje em dia é tão raro paciência para ouvir, principalmente, aqueles que sabem ver, ouvir e calar, jamais deixam em embaraço aquele que lhe c…

HÁ MAGIA NAS PALAVRAS...

Imagem
As palavras maléficas proferidas pelas pessoas que não possuem nobreza de caráter, talvez porque são mal amadas ou mentes poluídas  deixemos pra lá, não nos faz bem, mas as palavras que contêm magia, bonitas de serem ouvidas e faladas, tornam o nosso cotidiano mais prazeroso de se viver: o cumprimentar com um bom dia; agradecer sempre; pedir por favor; com licença; repetir todos os dias, eu te amo; perdoe-me; perguntar como vai você e se necessita de algo para ficar bem;  confessar que está sentindo saudades; dizer quando alguém se vai que  volte logo ela faz falta etc.. Outras tantas que deleitam as nossas almas, principalmente, quando ditas com real afeto e carinho, a desabrochar um sorriso aberto e confiante, olhos brilhantes, contentam e trazem harmonia. A  certeza de que somos bem-vindos, amados, respeitados e queridos, produz bem-estar. Sejamos então provedores de palavras mágicas de amor, amizade, carinho, ternura, pois ao fazer os outros sentirem-se alegres com a nossa presenç…

DIA DO AMIGO - 20 DE JULHO

Imagem
Se eu pudesse lhe daria o melhor dos presentes hoje. Aliás, esse é o mais especial que existe, pois todos querem tê-lo para sempre e de preferência desfrutá-lo há todo momento. Ninguém se queixa quando é em demasia porque não ocupa espaço e nem pesa, ao contrário nos deixa leve como uma pluma e o nosso coração irradiante como um dia belo de sol ou como uma magnífica noite de lua cheia, entretanto,  há um grande problema, infelizmente, eu não sei onde encontrar,  é a felicidade! Ninguém sabe responder como ela é, por ser abstrata, portanto, não  posso comprar, embrulhar e enviar pra você pelo correio ou entregar pessoalmente. Já senti muitas vezes, mas não sei defini-la.  Também não é em  todo dia que ela está disponível.  Muito traquina, vive fugindo de nós e na maioria das vezes desistimos por conta do cansaço que nos faz sentir. Ela é rápida demais,  que nem um  raio, e   efêmera tanto quanto à alegria. Outro problema: eu não sei o que é felicidade pra você. Cada um tem a  sua visão…

O BEM!

Imagem
by Maria de Deus Oliveira
Quem não gosta de fazer o bem, dificilmente será beneficiado por ele. Somos resultantes do que comemos, bebemos e do que fazemos. O troco só existe quando pagamos a mais, não é dado de aleatoriamente, assim mesmo são com as nossas ações. Para termos devolução é preciso se dar muito mais do que o normal. Se alguém faz uma coisa visando algo em troca, geralmente não ganha nada, não sei o porquê, mas quando se faz de coração aberto, simplesmente por fraternidade, bondade e altruísmo, de repente surgem tantas coisas que às vezes pensamos que nem merecemos as maravilhas que os outros nos proporciona. Pode ter certeza, só colhemos o que plantamos. A vida é mágica para quem faz o bem sem discriminações, mas não através de magia ou cabala, isso não existe. Do céu, de graça, só cai os fenômenos naturais, mas na terra teremos recompensas quando sabemos amar o nosso próximo, privilegiá-los com um amor incondicional. Um pequeno lembrete: Nunca esqueça que a criança é uma …

REENCONTRO!

Imagem
As pessoas quando querem afastar-se de outras, usa a indiferença como escudo e abre uma cratera nos relacionamentos. A maioria  conservam-se unidas mesmo a estar em lugares distantes e outras se mantêm ausentes da vida do outro convivendo no cotidiano lado a lado. Na maioria das vezes isso ocorre porque não queremos aceitar a outra pessoa como ela é, e essa, não quer ser aceita se não for a sua maneira  de ser e não aquilo que pretendem e impõem que seja. Defeitos? Todos nós temos, e assim as barreiras vão surgindo de tal forma que as pessoas não se enxergam mais. Muitas vezes acontecem fatos no mundo que nos emociona ao ponto de choramos e, esquecemos do principal, das pessoas que estão em nosso contexto e sem que percebamos, o nosso descaso é incapaz de enxergar as dores, as emoções sofridas  pelos seres que estão junto a nós, se é digno de nosso choro porque elas deixaram de nos interessar. A indiferença mata como o pingo d’água intermitente que destrói qualquer piso, abrindo distâ…

SOLIDARIEDADE

Imagem
by Maria de Deus Oliveira          Aproxime-se das pessoas sempre com boas intenções. Nunca devemos ser a parte negativa na vida de alguém, porque nossa presença se torna indesejável. Para viver com harmonia, tem que ser grato e valorizar até os menores gestos feitos para nós. É prazeroso ouvir elogios, porém, gratificante é o retorno pelas ações daqueles que se sentem privilegiados por ter  nossa amizade ou o amor  e atenção da pessoa que eleva a sua estima, pois faz bem para pele e para a saúde psicossomática. O carinho é o melhor conforto que existe nesse mundo. Todos ficam apaixonados pelas pessoas que sabem demonstrar afeto porque se torna uma pessoa confiável a quem todos querem abrir seu coração, não para ouvir conselhos, mas para extravasar o que está preso em sua garganta e que muitas vezes queima sua alma, afoga seu coração na dor. Hoje em dia é tão raro paciência para ouvir, principalmente aqueles que sabem ver, ouvir e calar, jamais deixam em embaraço aquele que lhe confiou…

AS APARÊNCIAS...

Imagem
by Maria de Deus Oliveira Eu sempre digo aos meus filhos para valorizarem mais as pessoas dos que as coisas, porque é lamentável  perder alguém pelo descaso e na maioria das vezes quando ela se vai definitivamente, fica além de sentirmos aquele intenso vazio, uma dor tremenda e infelizmente, já não há mais tempo para se voltar atrás. As coisas, para muita gente,  está sempre em primeiro lugar e elas são perecíveis, entretanto, se vive uma luta cansativa para essa troca contínua  do supérfluo que mantém apenas as aparências, enquanto as pessoas permanecem sempre ali com a sua bondade, virtudes, afeto pra dar e vender e têm tanto para nos dar, porque elas sim possuem sentimentos e poderá haver uma troca de aconchego, de colo, de amor, enfim, da entrega total onde temos a certeza que são nesses  momentos, quando vivenciamos essa interação entre esses valores amorosos, encontramos a  maior riqueza da nossa vida, a felicidade. As recordações, as lembranças de dias, horas ou mesmo um minuto …

ALEGORIAS AMOROSAS

Imagem
Maria de Deus Oliveira
O carnaval iniciou no período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. A palavra está relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne, marcado pela expressão "carne vale", que transformou-se no vocábulo "carnaval", entretanto, o entrudo hoje tem uma simbologia totalmente diferente, tornou-se motivo para exibição dos corpos cada vez mais nús e em vez de afastar as pessoas, une-as para desfrutar momentos de extremo prazer carnal, despertado pela intensa sensualidade da beleza humana exposta de forma provocante e que diante da sensibilidade do libido, misturado a bebidas alcóolicas,e mais, ambientes propícios a liberalidade do id, homens emulheres entregam-se as paixões e desejos lascivos. Durante o periódo carnavalesco vive-se muitos impulsos regidos pelas emoções que envolve desde a atração físicaaté amores jamais esquecidos. Repetem-se casos de amor como o triângulo amoroso das fábulas inesquecí…

TRADIÇÃO CARNAVALESCA

Imagem
by Maria de Deus Oliveira A cidade de Olindafundada em 1535 por Duarte Coelho Pereira, era sede da capitania de Pernambuco, mas foi incendiada pelos holandeses que transferiram a sede para a atual capital Recife. Em 1637 elevada à categoria de cidade, volta a ser capital de Pernambuco, porém em 1654, quando os portugueses retomaram o poder e expulsaram os holandeses em 1837, perde de vez o título. Pela sua historicidade aliada à beleza natural, em 1982, é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Hoje é considerada um dos mais importantes centros culturais do país.Ornada pelas igrejas, seminários e casarios, a cidade atrai visitantes de todas as partes do mundo, principalmente durante a tradicional festa do Momo, porque a cidade inteira torna-se palco das alegorias. Atualmente é dona do maior carnaval participativo do mundo e as ladeiras de Olinda enchem-se de fantasias coloridas, plumas, paetês e adereços extravagantes. Durante os dias de folia a massa, o…

AGREMIAÇÕES DE FREVOS DE BLOCO - RECIFE/PE

Imagem
  Maria de Deus Oliveira As agremiações de frevos de blocos fazem parte da fantasia nostálgica e ímpar, que retrata a mágica beleza efêmera do carnaval pernambucano. Suas músicas quando não verdadeiros hinos à essência dos mais belos sentimentos, como o amor, saudade, fantasias amorosas etc., são dignas homenagens póstumas aos personagens reais e relevantes da história de um povo, ou reverenciam personalidades que se destacaram nos palcos dos entrudos. É o meu ritmo preferido para compor, pela deliciosa cadência e a interpretação elaboradas pelas vozes de corais harmoniosos, tocados pelas bandas de pau e corda, acompanhadas por flautas e os mais variados instrumentos de sopro.Diante dessa harmonia os seus participantes deslizam, bailam e valsam com suas alegorias, as mais belas e deslumbrantes que desfilam nas passarelas da alegria carnavalesca. Entre tantas folias tradicionais da região desse estilo lírico, o Bloco da Saudade é o mais famoso da capital, Recife, fundado em 1974. E fina…

ASSIM É A VIDA ....ENCERRANDO O REINADO DA FOLIA

Imagem
by Maria de Deus oliveira                                                                                                                                                                                    Mais uma vez caem todas as máscaras.. Quem se escondia na fantasia desmoronou Sua nudez, agora pudica tornou-se sacra. Não permite disfarce, a vida real retomou. O ID coitado, mais uma vez é o sacrificado. O SUPEREGO como sempre o temeroso algoz. O EGO determina-se em ser compenetrado.  Grilhões sobre os pensamentos e para a voz. Quem não as cumpre é alijado, não tem perdão! No carnaval a libido ganha sua liberdade, mas só três dias, Depois ela retorna à prisão. O carrasco das nossas ações é própria vida.. .As escolhas, os desejos, tudo tem um preço. Quantas pessoas falam com ela ressentida:  - Por que pago tantos castigos que não mereço?

FAÇA ALGUÉM SENTIR-SE PRIVILÉGIADO!

Imagem
bY Maria de Deus Oliveira Algumas pessoas surgem em nosso dia-a-dia e de repente notamos que sua presença transformou-se nas melhores e espetaculares cenas por nós vividas. Quando percebemos já roubou do filme o rolo inteiro e tornou-se o principal personagem  da novela de nossa vida. Inundam e iluminam todos os caminhos, preenchem contornos e recantos que envolvem o nosso eu, mexem com os nossos sentimentos, ocupam as nossas quatro paredes, enfim, passam a gerir o nosso mundo com muita propriedade. Começamos a sentir que  apenas 'elas' irradiam os lugares com a sua alegria e nos contagiam com seus sorrisos maravilhosos. As suaves e mágicas palavras massageiam nossas emoções de forma gratificante, de tal forma que a sua ausência nos deixa totalmente baratinados, perturbados porque  tornou-se imprescindível aquele presença no nosso cotidiano. Não nos contentamos em deixar de ver, ouvir ou ler alguma coisa que nos faça sentirmos imprescindíveis, únicos, por alguém dedica parte do…

AMOR PASSIONAL...

Imagem
by Maria de Deus Oliveira      
             Algumas pessoas quando amam, não querem  apenas possuir  o corpo da pessoa amada, mas também as emoções, os desejos, os pensamentos, as ações, enfim, quer tomar posse e dominar até alma. Quando essas pessoas não se consideram o dono O OUTRO, diz nada possuir da pessoa que ama,  pois os desejos da carne,  podem ser saciados, não com a mesma intensidade vivida pelos que se amam, mas satisfazem o prazer carnal com outra pessoa, embora somente sirvam para amenizar os anseios do corpo. A pessoa que ama, quer a outra seja  sua por inteira, dominá-la, é passional. Ela quer determinar todos e possíveis imaginários sentimentos, especialmente o amor. Ela quer da outra pessoa a vontade de pertencer, partilhar as  dores causadas pela sua ausência e que nela habite uma enorme saudade e a angústia  causada pela falta de carinho que complementam o seres quando se ausentam e se essa não diz que não sentiu saudades, ela se desespera porque se não há ciúmes, …