Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2011

A VIDA É UMA INCÓGNITA

Imagem
Como está você? Eu estou um pouco cansada, mas nada me impede nesse mundo de eu vir aqui deixar algumas palavras.  Aliás, desculpe, vim porque  Deus permitiu. Não sei porque tudo o que eu digo que nunca farei, faço.É terrível! Agora imploro a Deus que não permita eu fazer as coisas que digo que nunca mais farei e que termino fazendo. Língua falou...pagou! Nunca vi igual! Por isso nunca diga dessa água não beberei, pois é dela que maisbebemos. Essa “terra do nunca” não existe, só na fantasia do Peter Pan,  mas aqui na terra, ninguém tem esse poder de falar que jamais fará qualquer coisa, o “nunca” não é resposta para os humanos, só Deus pode. Precisamos ser humildes  com as palavras e com pessoas. Podemos construir passo a passo o nosso futuro, mas jamais saberemos se vamos concretizá-lo. A vida é uma eterna incógnita, principalmente porque vivemos no mundo que está cheio de gente mal-humorada e cínica que vive repetindo que a vida é uma grande decepção. Na verdade, elas próprias se de…

CADA UM TEM QUE FAZER A SUA PARTE

Imagem
Maria de Deus Oliveira
Na verdade nós somos responsáveis por nossas escolhas e se às vezes elas não correspondem ao nosso ensejo, é porque ninguém tem bola de cristal para adivinhar o que nós desejamos. É  preciso que se jogue limpo e diga ao outro o que se quer. Cada um de nós hoje, infelizmente, está preocupado bem mais consigo próprio e esquece que o partilhar é muito mais gratificante do que a mesquinharia. Muitas vezes fazemos uma festa na nossa casa e não convidamos todos os amigos por medo de que o planejamento não dê para todos e no final da festa quando sobram tantas coisas, ficamos a nos lastimar: - Por que não convidei FULANO? Ele é tão divertido; - E SICRANO? Canta tão bem!; – Estou arrependida de não ter convidado BELTRANO! Vixe!  Ele é um luxo! Ia ser um espetáculo! Tarde demais para arrependimentos. O  tempo não volta atrás e perdemos de usufruir tantas coisas boas  e tantos momentos há mais de alegrias, por conta do nosso egoísmo e haja desencontros. Mas uma coisa eu t…

AGRADEÇO A DEUS POR TER AMIGOS!!

Imagem
Maria de Deus Oliveira
        Todo dia agradeço a Deus pelos meus sentidos e através deles sentir o cheiro das pessoas, de suas almas perfumadas, meus amigos reais e os virtuais. Esses últimos  fortalecemos nossos laços de amizade pela presença diária no meu correio,  deixa-me alegre, feliz, com tantos ensejos de felicidade e alegria, pela sensatez, confiança, que se estabelece a cada contato. Na beleza lida nas palavras que trocamos, nos permite ouvir o som da música do afeto  nas mensagens de todos os meus amigos. Fico impressionada com o talento dessas pessoas que escrevem essas mensagens. Cada dia uma mais bela do que a outra e que atinge em cheio ao nosso coração,  emoções, sentimentos e nos deixa mais leve, mais consciente do que queremos, nos aconselha e nos mostra trilhas a seguir, espelhos da vida que nos leva a refletir. Outras são verdadeiras orações a Deus, a natureza, a amizade, amor e acompanhadas por recadinhos nos desejando o que pode haver de melhor ness…

OUÇA - SAIBA OUVIR

Imagem
MARIA DE DEUS OLIVEIRA
O ato de ouvir é algo fascinante para quem ouve – aprendemos alguma novidade, coisas, mesmo com quem não tem nenhum grau de estudo - e gratificante para quem é ouvido, mas infelizmente nos esquecemos disto com frequência. Ouvimos muito pouco nossos filhos, amigos, alunos, pais, amores etc., principalmente as pessoas com as quais convivemos diariamente. Somos fluentes ao falar, mas na hora de colocar as orelhas para funcionar, devaneamos, não prestamos atenção, abanamos simplesmente um não, ou pior, fazemos “ouvido de mercador”. É bom saber para quem não conhece, é leigo no assunto,  que a gagueira é causada pelos próprios pais que utilizam aquela obsoleta frase: “Cala a boca menino”! A continuada intercepção da fala da criança vai entrecortando a voz e esta  perde a espontaneidade, assumindo uma atípica timidez no final desta repressão. É um despautério de relaxamento que prejudica o desenvolvimento do pequeno falante e tragicamente resulta numa voz gaga!  Olha a…

AMOR E PAIXÃO

Imagem
Maria de Deus Oliveira

As pessoas apaixonam-se loucamente, unem-se. Vem a rotina e abala as estruturas, cada um sentindo-se infeliz e a querer trazer de volta, aquele encantamento vivido no passado. Sentir a mesma paixão avassaladora que abalava as estruturas mental, corporal, espiritual e que  deixa no rosto um sorriso à toa e permanentemente afogueado, contabilizando com ansiedade os minutos para tocar, sentir o roçar da pele invadindo o seu ser, por meio dos múltiplos e frenéticos desejos.O amor entre os amantes não sobrevive sem paixão, mas apenas tão somente a paixão não  sustenta o relacionamento porque precisa de base sólida, acompanhada por muitos pilastes de carinho, afeto, respeito, lealdade, companheirismo, a cumplicidade, um pacto velado, mas apaixonado, de um fazer feliz ao outro. A paixão deixa os seres completamente loucos, surdos, mudos e cegos. Só enxergam o objeto de desejo e nada mais, enfim, quando ela acaba, cai à venda e quando se enxerga a olho nu o objeto da ant…

"O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS” - Protágoras, 480/410 a.C.

Imagem
Maria de Deus Oliveira
Deus fez o homem a sua imagem e semelhança  e todos nós cristãos cremos nisso. ELE, permitiu o livre arbítrio, dotou-nos de habilidades e de legado deixou o universo. Para se constituir como homem e viver em sociedade foi preciso inserir as leis, estabelecer regras de moral e respeito entre os seres humanos, que nem sempre são cumpridos e beneficiados com isso são muito poucos.  O  homem com o seu trabalho, adaptou a natureza para a sua sobrevivência e com o intelecto passou a ministrar o mundo. Cada dia aperfeiçoando a tecnologia através da reflexão, percepção e estudo determinado, numa evolução cada vez mais especulativa, explorando seu potencial com perseverança em desvendar todos os mistérios - muitos ainda indecifráveis - em todas as áreas de atuação, onde a criatividade humana e inteligência foram os protagonistas que engendraram o fantástico patrimônio histórico da humanidade, mas em contrapartida,  pouco a pouco, o próprio homem está destruindo           …

PLANO PRELIMINAR PARA MESTRADO EM EDUCAÇÃO NA UFRJ - 2005 - APROVADO

Imagem
Autoria: Maria de Deus Oliveira de Siqueira Alves
 A  ÉTICA  E  A  EDUCAÇÃO


Durante a graduação e pós-graduação a observação em torno dos procedimentos e postura de doutores e mestres, conduz a reflexão da grande importância do aprendizado dos principais conceitos filosóficos que capacitam para uma prática competente e ética no processo educativo. Diante desta percepção, tenho como objetivo profissional é tornar-me uma orientadora em Projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), promover a Educação dentro dos princípios éticos da Filosofia, aprimorar conhecimentos através de pesquisas e poder dividi-los com seriedade e compromisso em prol da construção nacional da cidadania. O filósofo Henri Bérgson reflete em: As duas Fontes da Moral e Religião, como dois tipos de existência:  A Moral Aberta, interpretada como uma dinâmica  ligada a sedução e atração. Ele busca respostas para satisfazer o problema da concepção moral e fundamentá-la verdadeiramente. Estaria essa baseada estritamente …

VIVA! O AMOR!!!

Imagem
Quando o nosso amor está distante provoca um vazio que nada sacia porque às pessoas que são viciadas em amar, faz de um dia distante parecer uns longos vinte anos de ausência. Até nosso corpo parece envelhecer,  amuar-se, perder o brilho dos olhos, o viço da vida. Da vontade de dormir e só acordar quando puder ver aquela miragem maravilhosa. A ausência das pessoas de quem gostamos nos transtorna. Sabe uma pessoa que é viciada em bebida e não tem o quê beber e fica de mau humor? Um fumante que está abstêmio, que só pensa naquilo? Cigarro,cigarro, cigarro! Mesmo assim acontece com as pessoas apaixonadas.Ficam famintas do prazer, da companhia, da amizade do aconchego. Todos nós somos compulsivos pelo amor e os que não sabem amar não entendem essa maneira de agir das pessoas que amam e a elas eu digo, abra seu coração e deixe o amor invadir, mas saiba administrar seu coração como receptor e doador, pois o amor não traz só alegrias, mas também tristezas porque ninguém é da forma e age …

SEDUÇÃO

Imagem
Maria de Deus Oliveir
Quando alguma coisa me intriga a primeira coisa que penso é em escrever para interagir com alguém. Fico pensando quando dizem que o casamento atualmente é uma instituição falida e me questiono o porque. O que será que está havendo entre os amores se os filmes que mais fazem sucesso são aqueles que narram uma linda história de amor? As novelas de audiência são aquelas que oferecem muitas cenas amorosas, e enfim, o final é feliz, acontece vários casamentos, os pares se encontram, a felicidade é geral e os maus castigados. A nossa vida real  inicia mediante os nossos relacionamentos afetivos extra-familiar e mais importante ainda quando finalmente fazemos nossa escolha porque consideramos que o nosso par seja imprescindível ao nosso viver, esse é o verdadeiro começo - ou recomeço - de vida com a parceria conjugal, podemos até dizer que é a especiaria necessária que vai temperar as nossas emoções corporais, mentais e que eleva o nosso espírito a outro plano, o orgásti…

NÃO VAMOS SER EGOÍSTAS

Imagem
Maria de  Deus Oliveira  "No seu nascimento você chorou e as pessoas se alegraram. Viva a sua vida de tal modo que, quando você morrer, as pessoas chorem e você se sinta feliz pelo que viveu". Velha bênção do Oriente Médio.  E eu quero deixar e levar saudades daqueles que convivem comigo porque dessa vida só levamos o que vivemos e daqui por diante só quero colecionar alegrias porque falta pouco tempo para eu me ir, estou mais para lá do que para cá! O que nós apreendemos de bom é o que eleva o nosso espírito a transcender: Quando somos jovens não damos importância em aprender, quando ficamos velhos temos ganância para saber. Então jovens aproveitem desde cedo. Vá acumulando mais conhecimentos do que aqueles que chutam para frente, não espere o amanhã. Lembre-se que somos caminheiros na jornada da vida e que cada dia, em qualquer lugar aprendemos alguma coisa e nunca se negue em ensinar a alguém, não seja egoísta, tenha o prazer de doar conhecimentos. Isso me lembra bem uma co…

MANTENHA SUA AGENDA DE PAPEL

Imagem
by Maria de Deus Oliveira

A saúde pública no Brasil sempre viveu no caos, porém quem se importa? "Pimenta nos olhos dos outros é refresco", mas sempre ouvi dos meus amigos médicos, em caso de acidente, dirigir-se ao melhor hospital público porque lá existem as melhores equipes de especialistas e apesar da precariedade de pessoal para atendimento possui equipamentos para salvar vidas, só depende da sorte em ser atendido a tempo. Eles têm razão, ninguém é peru pra morrer de véspera e comprovei isso quando sofri um incidente.
Sabe como é família. Briguinhas, algumas mágoas, ressentimentos e para me descontrair, resolvi passar uns dias no Rio de Janeiro, visitar minha irmã mais velha, Ana Helena que é uma mulher super-divertida e adora passear. Infelizmente ela estava de viagem marcada para casa de meu pai, mesmo assim fiquei na casa dela aguardando seu retorno com minha sobrinha que trabalhava o dia todo, a noite ia direto para a universidade e meu cunhado que depois de a…