quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AO PROFESSOR PARDAL

  
Quando eu era criança   gostava de ler a revista em quadrinhos: "O Professor Pardal". O personagem tinha ideias mirabolantes e uma lâmpada aparecia acesa simbolizando o sucesso do seu invento. Eu tinha cá minhas idéias, e como não acendia luz nenhuma, eu ficava traumatizada por não ter ideias boas. Com o tempo fui aprendendo que essa luz não acende do lado de fora e sim do lado de dentro. São aprendizagens que vamos adquirindo e a partir da sua apreensão, vamos formando noções de comportamento, conhecimento cognitivo etc. A partir daí as pessoas que acendiam essas luzes dentro de mim, eu as   chamava e chamo de professor Pardal: meus pais, minha família, especialmente meu filho Marco Antônio Filho, amigos, a vida, alguns professores etc.  Quando ouço essa frase: "pessoa iluminada", imediatamente penso na minha infância e vejo como foi importante todo aprendizado, depois ler os sábios filósofos, os doutores, mestres e  principalmente as mensagens dos nossos amigos que além de atingirem o intelecto, tocam  o nosso coração, nos auxiliam a querer contentar as pessoas com as nossas palavras porque sentimos que há uma troca de energia!  Que queiramos ser sempre   esse,  "O Professor Pardal", não só para as crianças e os jovens, mas por todos aqueles que não alcançaram o seu momento de aprender a aprender, não importa a idade. Eleve a auto-estima e confiança, jamais ponha em dúvida na capacidade do assimilar de alguém só porque você sabe mais. Ensinar e aprender exige paciência, competência e ética. Não é igual ao talento que já se nasce com ele. Lembre-se que somos responsáveis uns pelos outros, dessa nova geração que está aí para que se não degenere. Somos caminheiros nessa vida e não faria sentido se não fosse em busca de conhecer alguma coisa, alcançar metas ou sonhos, pois o mundo se transforma todo dia. Então vá em frente Professor Pardal. Eu confio em Deus e em você! Abraços.
by Maria de Deus Oliveira 

Nenhum comentário:

AMOR, PAIXÃO E AMIZADE!

      Para ser feliz é preciso ser mais sonhadora e menos racional e a nossa fantasia converta o mundo comum em mágico, onde se possa viver...