quarta-feira, 22 de abril de 2009

COMO SANAR AS DORES DAS ALMAS

Autor: Maria de Deus Oliveira

Por que será que as dores da alma nunca cicatrizam? São iguais a machucados das mãos e dos pés ou em outro qualquer lugar que nas idas e vindas do nosso dia-a-dia sempre acertamos em cheio, e dói, e remói e aflora ainda mais forte. Temos que ficar muito atentos para evitar um choque sobre uma ferida aberta na estrutura física para não piorar a infecção porque muitas vezes de tão machucados é preciso haver uma amputação para que sare definitivamente aquela parte afetada, senão provocará falência múltipla no corpo e são raros os casos de pedidos de eutanásia porque sempre existe aquela esperança de sobreviver com alegria e permanecer ao lado das pessoas queridas..
Traumas corporais, cirurgias etc., nós esquecemos a dor à medida que tempo passa. Quando relembramos sabemos como descrevê-la, causa até mal estar só de pensar, no entanto não vivenciamos a intensidade da dor, mas as da alma é bem diferente, ela se acentua cada vez mais forte, violenta cada vez mais o nosso espírito e muitas vezes perdemos o controle e em muitos casos o grande sofrimento às vezes afeta de tal forma muitas pessoas que estas não conseguem suportar e se suicidam. Serão covardes ou muito corajosos, se existe dentro de nós um forte sentido de preservação de vida?
Quem pode acusar alguém de alguma coisa se a dor não é mensurável? Quem pode dizer quem sofre mais ou quem sofre menos, seja ela corpórea ou espiritual?
Os sentimentos são abstratos, não apalpamos, não pesamos, e apesar do seu peso não ser visto a olho nu, é o pior, o mais pesado fardo e o mais danoso para quem o carrega dores incuráveis na alma.
Para as dores da alma não existe remédio alopata, homeopata e nem curativo que sane. Só a sabedoria das palavras são capazes de curar as feridas abstratas através dos sentimentos abstratos mais bonitos que existem e que são capazes de operar o milagre da ressurreição da alma: amor, afeto, compreensão, saber ouvir, elevar auto-estima com muito carinho e demonstrar para aquele ser profundamente magoado que ele é imprescindível na vida de alguém porque o vazio provocado pela inutilidade do viver sem esperança de alcançar um dia a felicidade é a sentença prematura de morte.
Só somos felizes quando nos sentimos amados e amamos reciprocamente respeitando à individualidade e ritmo de cada um. Não nos cabe impor e nem tentar adaptar o outro ao nosso método de vida. A liberdade é a maior alegria do ser humano e que contagia a relação amorosa de viver momentos inesperados e surpreendentes e que dá a possibilidade de todos os dia viver a magia das novas descobertas dentro de nós, e do outro. Assuma o papel do maestro que tem o dom de harmonizar e administrar as divergências entre os instrumentos musicais para preparar um verdadeiro show. Faça da sua vida o maior espetáculo, prepare o mais belo arranjo, componha através das controvérsias da afinação, mas capriche na maravilhosa sinfonia do amor pelo seu viver!

Nenhum comentário:

AMOR, PAIXÃO E AMIZADE!

      Para ser feliz é preciso ser mais sonhadora e menos racional e a nossa fantasia converta o mundo comum em mágico, onde se possa viver...