COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA














REFERÊNCIA COMO AUTORIA: BACK


Como elaborar um Projeto de Pesquisa!

1. Introdução
1.1. Contextualização
Inicie seu trabalho, contextualizando, de forma sucinta, o tema de sua
pesquisa. Contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar a
situação ou o contexto no qual o problema a seguir será identificado. É uma
introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a
permitir-lhe uma visualização situacional do problema.
1.2. Problema
A seguir afunile a visão macro do tema, para o problema a ser pesquisado.
Concentre-se somente no seu problema e identifique-o claramente. Delimite
que aspectos ou elementos do problema você irá tratar. Seja claro e preciso
nesta parte. Lembre-se, a identificação e delimitação clara do problema é o
primeiro passo para aprovação do projeto e êxito na sua execução.
1.3. Problematização (hipóteses / perguntas de pesquisa / pressupostos)
Depois de definido o seu problema de pesquisa este poderá ser
desmembrado em hipóteses, perguntas de pesquisa, pressupostos ou em
indicadores. Estes irão determinar as relações entre as variáveis que deram
origem ao problema de pesquisa.
2. Objetivos
Aqui você indica, clara e exatamente, o que você quer fazer, que metas você quer alcançar
com a sua pesquisa, desdobrando em:
2.1. Objetivo geral:
Indique de forma genérica qual objetivo deve ser alcançado.
2.2. Objetivos específicos:
http://www.furb.rct-sc.br/dadp/proppesq.htm (1 of 4)16/6/2004 14:17:46
Como elaborar um Projeto de Pesquisa!
Arrole o(s) objetivo(s) específico(s) que deverão ser alcançados pela
execução da proposta de pesquisa.
3. Relevância ou Justificativa
Apresente neste parágrafo, a relevância técnica. Em outras palavras, justifique técnica,
científica e socialmente sua proposta. Arrole e explicite argumentos que indiquem que sua
pesquisa é significativa, importante ou relevante.
4. Glossário / Termos considerados relevantes (opcional)
Por fim, se você usou algum termo com sentido diferente do usual, ou alguma expressão
com sentido específico, não logicamente dedutível destas, arrole um glossário daqueles
termos e/ou expressões.
5. Revisão Bibliográfica
A revisão bibliográfica deve permitir saber o que já tem sido feito na área de sua pesquisa.
Isto permitir-lhe-á consubstanciar cientificamente sua proposta. A revisão bibliográfica,
assim, constitui-se na análise comentada dos trabalhos realizados na matéria de enfoque
de sua pesquisa.
6. Metodologia
Aqui você desenha sua pesquisa. Em outras palavras, indique como pretende executá-la.
Isto é, se for uma pesquisa qualitativa, de que maneira você pretende coletar e analisar os
dados qualitativos (observação/entrevistas,etc). Se for uma pesquisa quantitativa, de que
maneira pretende coletar dados. Apresente em linhas gerais o método a ser utilizado para a
execução da pesquisa. Conforme área de atuação, utilizar os seguintes:
População e amostragem: você deve identificar a população da qual você está
retirando a sua amostra. Por exemplo, se sua pesquisa envolve os ex-alunos de
Administração de 1970, sua população é o número total destes ex-alunos de
Administração, por exemplo 75 alunos. Se você decide então fazer uma
amostragem, digamos de 30%, então sua amostra para fins de sua pesquisa será de
23 alunos.
Coleta de dados: neste item você indica como irá operacionalizar a coleta dos dados
(enviando questionários por Correio, ou pessoalmente; anotando os resultados da reação
em tempos pré-determinados, etc).
http://www.furb.rct-sc.br/dadp/proppesq.htm (2 of 4)16/6/2004 14:17:46
Como elaborar um Projeto de Pesquisa !
Análise e Interpretação dos Resultados: descreva neste item como você vai analisar os
resultados da pesquisa (se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas
global ou individualmente, se a pesquisa for quantitativa, você provavelmente irá utilizar a
estatística descritiva ( média, mediana, moda, desvio padrão, tendência central) ou
estatística inferencial (regressão linear bivariada, multivariada, etc).
7. Cronograma Físico
Neste item você identifica cada parte ou fase de sua pesquisa e relaciona com o tempo necessário
para executá-la.
8. Plano de Trabalho do Bolsista (depende da área)
Explicite aqui o plano de atividade do bolsista, atendo-se às etapas do cronograma de atividades
da proposta de pesquisa. Neste plano deve estar claro o envolvimento direto do aluno com a
pesquisa, suas principais responsabilidades e funções.
9. Orçamento
É importante que você se acostume a projetar um orçamento para a sua pesquisa. O orçamento
projeta nível de grandeza em R$ (reais) do projeto. Uma idéia interessante pode tornar-se de
súbito totalmente desinteressante ou inviável, quando associada ao custo de execução, se você
não tiver de onde buscar os recursos. Lembre-se que o PIPe não remunera o projeto, apenas torna disponível material de consumo e equipamentos já existentes, através dos Departamentos,
Centros e/ou Institutos, viabilizando somente 20 (vinte) créditos mensais ao bolsista. Arrolar o
que está disponível na unidade e o que pode disponibilizar.
Em Material de Consumo, arrole todo o material necessário que irá ser consumido na
execução. Por exemplo, material de escritório ou laboratório (papel, lápis, reagentes
químicos, etc..).
Em Material Permanente, arrole equipamentos e/ou infra-estrutura física necessária para
executar o projeto.
E, finalmente, em Outros Serviços e Encargos, discrimine fotocópias, transportes,
alimentação, hospedagem e quaisquer outros serviços necessários para o projeto a serem
prestados por pessoas jurídicas.
10. Referência Bibliográfica
http://www.furb.rct-sc.br/dadp/proppesq.htm (3 of 4)16/6/2004 14:17:46
Como elaborar um Projeto de Pesquisa !
Todas as citações feitas no texto deverão ser arroladas no final da proposta (após o item
Orçamento). Utilize a Norma ABNT-UFPr - Referências Bibliográficas - para padronizar sua
lista de Referências Bibliográficas.
OBS.: na digitação da Proposta de Pesquisa, deverá ser utilizada: fonte (letra) TIMES
NEW ROMAN, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, SOFTWARE WORD FOR
WINDOWS 6.0 ou superior. As margens deverão ser: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm,
direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO DE PESQUISA EM PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIANÇAS DE 03 A 06 ANOS

MITOLOGIA GREGA: A HOMOSSEXUALIDADE